Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sinopse do livro: “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia”

Polêmico, nacionalista e essencialmente inovador. Esse é o carater de José Oswald Souza Andrade. Longe da utopia, é verdadeiramente crítico no que diz respeito à realidade brasileira. Nascido em 11de janeiro de1980, formou-se em direito, bacharelando-se em 1919. Foi fazendeiro de café, todavia perdeu tudo devido à quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em  1929. Principal idealizador do movimento modernista, irônico e gozador, influenciou não somente na produção literária dessa época, como também nas ideias sociopolíticas tão atribuladas desse momento. O momento histórico influencia de forma decisiva em seus escritos, já que, acontecimentos como a Revolta dos Militares do Forte de Copacabana e a Revolta Tenentista demonstram forte caráter revolucionário e crítico aos aspectos políticossociais do Brasil. 
Com aparência infantil e inofensiva, o “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia”, tem como objetivo principal criticar a realidade brasileira e demonstrar, de forma escrita, o modo de falar do povo brasileiro, como bem diz  Oswald em seu “Manifesto Pau Brasil”: “[...]A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neologica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos[...]”.
Assim como toda escola literária pretende desvensilhar-se das escolas anteriores, o modernismo não só o faz como também vai mais além. Essa primeira fase do modernismo ao qual Oswald faz parte, tem a necessidade de definições e do rompimento de todas as estruturas do passado. Daí a ideia destruidora e fatal de métricas exatamente calculadas e escritas obsoletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário