Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Sinopse do livro: “Sermões Escolhidos”

Padre Antônio Vieira. Sem dúvida a maior expressão da literatura barroca portuguesa, todavia com muitas influências em nosso país durante os anos de 1580 a 1756. Homem de fibra e caráter forte. Não lutava somente para que a religiosidade se propagasse com também por causas políticas às quais julgava como sendo corretas. A prova disso se dá ao fato de que no livro “Sermões Escolhidos”, um de seus sermões, de título “Sermão da Primeira Dominga da Quaresma”, o pregou a fim de que seu público, no caso os colonos, aderissem sua causa. Causa esta que se deu através de um acordo com o Capitão Mór. Para obter seu objetivo, se utilizou, inclusive, palavras fortes, causando medo em muitos, já que, naquela época, a simples ameaça do fogo do inferno resultava sempre de uma forma impactante.  Vê-se isto em: “[...] Deus me manda desenganar-vos, e eu vos desengano da parte de Deus. Todos estais em pecado mortal: todos viveis e morreis em estado de condenação, e todos vós ides direitos ao inferno. Já lá estão muitos, e vós também estareis cedo com eles se não mudardes de vida[...]”.
Sendo o livro “Sermões Escolhidos” proveniente da literatura barroca, pretende abandonar as ideias humanistas do renascimento e trazer para si os ideais religiosos da Era Medieval. O Barroco registra uma crise espiritual na cultura ocidental. O homem barroco está dividido entre a carne e o espírito, entre vícios e valores. Vícios estes que Vieira ressalta em: ”[...] A vaidade, entre os vícios, é o pescador mais astuto e que mais facilmente engana os homens [...]”, e completa: “[...] Vanitas vanitatum, et omnia vanitas (vaidade de vaidades, tudo é vaidade) [...]”. Sua crítica aos prazeres mundanos continua quando diz: “[...] Os corações embaraçados com cuidados, com delícias, neste afoga-se a palavra de Deus. Nos corações duros e obstinados, seca-se a palavra de Deus, e se nasce não cria raízes. Os corações inquietos perturbados com a passagem e tropel das cousas do mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam, e todas passam, é pisada a palavra de Deus, porque a desentendem ou a desprezam [...]”. Sendo que nesta última frase percebe-se o pensamento de Viera de que a vida é rápida e passageira.
Interrogado, criticado e julgado por muitos. Este foi o caso de Pe. Antônio Vieira. Todavia, apesar disso, Viera jamais deixará de ser o maior marco da história barroca. Grande pensador e filósofo, suas ideias ainda são seguidas, seja por padres ou também por admiradores da literatura barroca. Seus sermões jamais serão esquecidos, já que possuem tantos valores importantes não somente para aquela época como também para a sociedade atual. Homem de religiosidade medieval e ousadia pósrrenascentista, Pe. Antônio Vieira foi o maior orador sacro de seu tempo e seus escritos impactantes sempre estarão na mente de seus leitores.    

9 comentários:

  1. Adorei! Obrigada pela dica!
    By:Bárbara Melo

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigadp , estava procurando por um resumo desses. Mas não leiam esse livro , não vao entender a 1º fraSE

    ResponderExcluir
  3. nossa... valeu mesmo, salvou a minha vida!! Vou prestar vestibular e ai ja viu ne!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, salvou... nem tem mtas coisas sobre isto na net, entao foi otimo encontrar aqui!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber isso galera. Apesar de Guilherme não ter entendido o livro, rs! É uma leitura difícil mesmo. Ao ler estava com um dicionário do lado também! O importante mesmo é que esse tipo de literatura é bastante utilizado no vestibular então esforcem-se para ler!
    Muito obrigada e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Essa Sinopse tá ótima, me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  7. Vlw Mesmo ai emmm...
    Ajudou Mto Msm

    ResponderExcluir